Vendo clínica odontológica: desafios em abrir um negócio
Para aqueles que estão próximos da formatura ou que avançaram na carreira de dentista, existe uma grande dúvida sobre qual passo dar para conseguir se inserir no mercado ou de se manter nele. Duas opções despontam entre as disponíveis: abrir um consultório ou alugar um espaço para a sua atuação. Tanto o início de uma vendo clínica odontológica ou de pagar por uma área e trabalho possuem variáveis que devem ser analisadas profundamente antes de qualquer tomada de decisão.
Decisão por montar um negócio
Montar a própria vendo clínica odontológica é uma grande responsabilidade para qualquer pessoa, seja ela recém-formada ou que já esteja há anos no mercado de trabalho. Contudo, quando bem planejado, costuma trazer mais vantagens que desvantagens para os proprietários. Esses são alguns dos benefícios proporcionados:
- Poder de decisão sobre a parte estética e estrutural;
- Flexibilidade de atendimento para a especialidade que prefere;
- Remuneração maior;
- Ser o próprio chefe.
A compra de uma vendo clínica odontológica permite que o dentista faça todas as escolhas sobre as atuações a serem oferecidas, os maquinários utilizados e os equipamentos a serem adquiridos. Contudo, existe um lado negativo. Essa decisão traz dores de cabeça em diversos níveis.
O primeiro nível é o financeiro. O investimento em montar uma vendo clínica odontológica é gigante e não permite a economia. A decisão envolve as questões de espaço, máquinas, equipamentos além do custo do pessoal, com o pagamento de salários a funcionários e todos os encargos trabalhistas.
Existem outros aspectos que levam tempo e são burocráticas, como a autorização da vigilância sanitária (e o seguimento das normas, o que custa dinheiro), além de adquirir uma licença de funcionamento, com a apresentação de laudos técnicos que devem avaliar positivamente o ambiente no pedido ao município.
Opção de alugar um espaço
Mas para aqueles que montar uma vendo clínica odontológica é algo impensável, é possível se inserir no mercado com a possibilidade de alugar um espaço já existente para que a atuação seja feita.
A maior vantagem dessa decisão fica a cargo da questão financeira. Ao invés de ter que construir e de investir em equipamentos, tudo isso é feito pelo proprietário. Para quem aluga, a única despesa fica com o valor do aluguel, e apenas com isso já é possível realizar tratamentos. Mas é preciso que o dentista fique atento a como essa clínica funciona, em especial ao movimento de clientes. Se ela tiver um bom trânsito, é ainda possível conquistar novos pacientes para si.
A principal desvantagem é a possível desvalorização do trabalho, isso porque o dentista que aluga irá ser apenas mais um dos profissionais que estão ali, e, caso mude de clínicas ou abra o próprio negócio futuramente, os clientes estarão ligados àquele consultório.
Outra situação negativa é a da perda do poder de decisão. Sendo apenas um profissional que aluga espaço, não é possível opinar na escolha de equipamentos, maquinários e da estética da clínica. Às vezes, dependendo do que o proprietário dispõe, o dentista pode se sentir limitado quanto a suas funções e com a impossibilidade de implementar novas ideias.