Quais os benefícios do dentista para idosos?
Cada faixa etária precisa ter uma atenção especial com a saúde. Crianças precisam de tratamentos específicos, adolescentes que passam pela puberdade também. Os adultos, conforma vão envelhecendo, outros problemas surgem. O mesmo ocorre com a terceira idade, que, de uma forma ou de outra, é uma consequência de todas as ações realizadas anteriormente. Isso não envolve apenas ao trato da medicina, mas da odontologia também. Para que esses problemas sejam diminuídos, aliviados ou tratados, é preciso recorrer a um dentista para idosos.
Como é a atuação da odontogeriatria?
O dentista para idosos que trabalha na especialidade da odontogeriatria possibilita que as pessoas na terceira idade tenham um acompanhamento mais contínuo e profundo sobre os diagnósticos e quadros clínicos ocasionados pelo envelhecimento, especialmente ao que diz respeito à análise da estrutura dentária.
E quais são as necessidades de tratamentos que podem surgir? A que mais preocupa o dentista para idosos são as doenças ligadas ao periodonto, ou seja, a gengiva. O que ocorre é um acúmulo da placa bacteriana nos dentes e nas margens da gengiva. Ela é um processo natural da boca e é invisível aos olhos. Contudo, com o passar do tempo e com o contato com a saliva, a placa se solidifica e se transforma no tártaro, um elemento visível e com aparência amarela.
Se a placa e tártaro forem tratados, eles ocasionam na gengivite, que, em casos mais graves se desenvolve para a periodontite. Essas condições são agravadas por possíveis doenças já estabelecidas devido ao envelhecimento, como é o caso da diabetes, do câncer e de cardiopatias.
Outra condição que pode ser ocasionado devido ao uso de remédios para enfermidades já existentes é a boca seca. O dentista para idosos precisa avaliar quais são métodos para que a produção de saliva retorne, pois, sem essa umidade, é mais fácil ocorrer o surgimento de cáries e outras doenças.
Necessidade da prevenção continua
Se durante a juventude a prevenção já é uma prática necessária, durante a terceira idade, ela é ainda mais importante. Por existirem condições que propiciem muito mais o surgimento de doenças, é necessário que as pessoas dessa faixa etária pratiquem com uma regularidade maior esses poucos passos para se ter uma boca saudável. A indicação do dentista para idosos permanece a mesma em todas as idades:
- Higienização dos dentes depois das refeições ou no mínimo três vezes no dia;
- Controle do consumo de alimentos ricos em açúcar ou amido;
- Aplicação do fio dental ao menos uma vez no dia;
- Limpeza da superfície da língua.
Contudo, complicações com a raiz dos dentes são mais frequentes em indivíduos da terceira idade. Por isso, o dentista para idosos recomenda que seja feito o uso de cremes dentais com flúor e a aplicação de fio dental com regularidade.
As pessoas que utilizam de próteses dentárias removíveis e fixas também não escapam da prevenção. Se forem dentaduras, os dispositivos precisam de higienizações constantes que são indicadas pelo dentista para idosos. As pontes fixas, por outro lado, necessitam que o paciente faça exames bucais ao menos uma vez por ano.