Dentista emergência 24 horas: assistência aprimora saúde bucal
Preocupar-se com a saúde bucal é uma prática que faz com que a qualidade de vida aumente. Isso evita que exista o acúmulo de bactérias e que condições como dentes cariados ou doenças como a gengivite e a periodontite surjam. Entretanto, mesmo com um acompanhamento contínuo é possível que dores e outras situações ocorram sem aviso. Para tratá-las, especialmente em momentos fora do horário comercial é necessário buscar por um dentista emergência 24 horas.
O maior acesso aos tratamentos odontológicos no país já revelou uma melhora na vida promissora. Em 2010, na última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, o índice PCO (sigla para dentes perdidos, cariados ou obturados) marcou 2,1 pontos na escala utilizada. Esse resultado colocou o Brasil próximo a nações desenvolvidas, que variam entre 1,2 a 2,6 pontos.
Casos de emergência e urgência
A principal vantagem do dentista emergência 24 horas é o atendimento estendido. Com esse serviço é possível realizar a assistência tanto imediata quanto a de consultas regulares. Isso oferece uma garantia de acesso maior aos pacientes, que podem fazer o acompanhamento semestral com mais tranquilidade antes ou depois do trabalho e universidade.
Mas existe diferença entre os atendimentos de emergência e urgência? Sim. O dentista emergência 24 horas é uma ocorrência menor. O motivo dessa diminuição está na atuação emergencial, que presta assistência imediata para os pacientes que estão com algum risco de vida. É mais comum na área da medicina, com mal súbitos, paradas cardíacas e hemorragias.
Na odontologia, a urgência é mais praticada. Isso porque o seu entendimento está acerca de condições de saúde que devem ser tratados de forma instantânea, mas que não oferecem risco à integridade do paciente. Sendo assim, é difícil passar um dia com dores de dente, mas tal diagnóstico não poderia tirar a vida da pessoa.
Procedimentos do consultório com atendimento estendido
O dentista emergência 24 horas pode ser utilizado também para consultas regulares. Os consultórios que prestam esses serviços também incluem na sua rotina a realização de procedimentos simples e do oferta de especialidades das mais distintas áreas da odontologia, tais como:
- Profilaxia;
- Endodontia;
- Odontopediatria;
- Odontogeriatria.
A profilaxia é a limpeza profissional das gengivas e dos dentes. Ela faz a eliminação da placa bacteriana e do tártaro, impedindo que doenças como a gengivite e a periodontite ocorram. É o procedimento base da odontologia e deve ser realizado uma vez a cada seis meses por um dentista emergência 24 horas.
A endodontia é popularmente conhecida como o tratamento de canal. Tal especialidade cuida da infecção da polpa, que é um tecido mole no interior do dente. Tal contaminação pode ser feita a partir da infiltração de bactérias em rupturas ou de cáries profundas nas coroas. O procedimento retira essa polpa e desinfecta a cavidade.
Já a odontopediatria e a odontogeriatria são especialidades de diferentes faixas etárias. A primeira cuida das crianças, de todo o processo de crescimento e da prevenção de futuros problemas. Já a segunda permite que sejam analisadas as estruturas dentárias de idosos e qual o efeito do envelhecimento nelas.