Clínica odontológica implantes restauram formato do sorriso
Não ter todos os dentes na boca é um incômodo para a grande parte das pessoas. Tal ausência afeta principalmente o psicológico do indivíduo, que se sente menos confortável em poder sorrir em ambientes sociais e profissionais. De modo mais profundo, essa carência também impacta funções motoras, como é o caso da mastigação e da fala correta de alguns fonemas. A substituição pode ser feita com próteses, que são conhecidas por serem desconfortáveis. O método mais moderno existente é a da instalação de pinos de titânio e coroas de resina ou porcelana. Tal procedimento é realizado por uma clínica odontológica implantes.
Como o procedimento é realizado?
A substituição de dentes com a clínica odontológica implantes é um procedimento que tem duas técnicas principais a serem utilizadas: a convencional e a de carga imediata. A opção por uma ou outra dependerá do orçamento existente pelo paciente e pela estrutura disponível no consultório.
Antes do início do procedimento é preciso que o implantodontista avalie a estrutura óssea do paciente. Essa medida é necessária porque os pinos de titânio são inseridos diretamente no osso e ele precisa ter uma viabilidade para que possa suportar o procedimento. Caso o maxilar ou mandíbula não tenham disponibilidade, é possível realizar um enxerto ósseo.
Mas se todos os requisitos estiverem preenchidos e a escolha seja pelo método convencional, é preciso ter em mente que essa é a técnica mais conhecida e mais utilizada por ter um custo menor. Ela se inicia com a aplicação de cortes na gengiva, que expõe o leito ósseo. É nesse local onde uma broca irá fazer perfurações gentis, moldando a cavidade conforme o tamanho dos pinos, garantindo o melhor encaixe. Depois da fixação, a gengiva é suturada e o paciente precisa aguardar até seis meses pela recuperação e, então a conexão dos novos dentes. Até lá, ele utilizará próteses provisórias, que são descartáveis e tem validade de um mês.
Se a clínica odontológica implantes tiver a estrutura tecnológica necessária, a técnica de carga imediata pode ser utilizada. Ela é feita com a manipulação de imagens da boca em computador, planejando toda a cirurgia e diminuindo os erros humanos. Isso faz com que menos cortes sejam feitos, acelerando a recuperação. Além disso, os novos dentes são conectados imediatamente.
Pós-operatório exige cuidados
Por ser um tratamento cirúrgico realizado pela clínica odontológica implantes, os momentos depois da realização do procedimento demanda que o paciente tenha certo cuidado e atenção na realização de algumas tarefas no dia a dia, tais como:
- Visitar o dentista regularmente para avaliação da recuperação;
- Higienizar o local da cirurgia com cautela;
- Não fumar, pois, o muco criado pelo hábito atrapalha a cicatrização;
- Evitar o consumo de alimentos duros, como legumes crus, frutas inteiras e torradas.
Essas práticas deixam o pós-operatório mais tranquilo, sem a necessidade de intervenções. Contudo, se houver qualquer anormalidade no quadro clínico do pós-operatório, é indicado que o paciente vá à clínica odontológica implantes mais próxima e o mais rápido possível. Isso garante que o procedimento não seja perdido e os resultados mantidos.