Clínica odontológica de implante dentário restaura beleza do sorriso
Qual é o impacto de um sorriso bonito? Popularmente o sorriso é conhecido como o cartão de visitas de um indivíduo, introduzindo-o primeiro em círculos sociais e profissionais. Dessa forma, ter dentes belos pode abrir portas e oportunidades para cada pessoa. Mas e quando existe a ausência dessa dentição? O primeiro impacto é psicológico, afetando a autoestima do paciente. Em segundo nível, as funções motoras são afligidas, com a piora da fala e da mastigação. A substituição e recuperação dessas condições podem ser feitas pela busca de um clínica odontológica de implante dentário.
Essa técnica é a mais moderna existente no mercado para que os dentes perdidos sejam substituídos. Embora as próteses sejam uma opção de custo menor, elas não oferecem o mesmo resultado. Isso porque esses dispositivos costumam ser desconfortáveis e doloridos, além de atribuir uma insegurança aos pacientes durante a fala e mastigação. Algo bem diferente do implante dentário, que atinge o máximo da estabilidade, com um pequeno período de adaptação.
Procedimento possui técnicas diferentes
A escolha pela técnica de instalação dos pinos de titânio e das coroas da nova dentição é feita a partir da estrutura existente na clínica odontológica de implante dentário e do orçamento do paciente. São dois métodos disponíveis: a convencional e a de carga imediata.
O mais comum a ser realizado pela clínica odontológica de implante dentário é o modelo convencional. A cirurgia é feita com cortes na gengiva que expõe o leito ósseo, local que será perfurado para inserção dos pinos de titânio. Essa técnica é muito invasiva, precisando de uma recuperação de até seis meses. A nova dentição só pode ser colocada após a recuperação, até lá, o paciente utiliza próteses provisórias.
A clínica odontológica de implante dentário com a carga imediata é considerada mais moderna. Isso porque esse procedimento se apoia em recursos tecnológicos que planejam a cirurgia, reduzindo o número de cortes, deixando a recuperação mais rápida e permitindo a utilização dos novos dentes de modo instantâneo.
Esses são alguns cuidados a serem tomados pelo paciente durante a recuperação da cirurgia:
- Não consumir alimentos duros, como legumes crus e cereais;
- Não fumar, pois a mucosa produzida desacelera a cicatrização;
- Higienizar a área do procedimento de forma cautelosa;
- Fazer visitas regulares ao dentista para avaliação da recuperação.
Materiais utilizados para os dentes
O paciente que opta pela substituição dos dentes com uma clínica odontológica de implante dentário precisa fazer também decisões sobre qual será o material que irá compor a nova dentição. Existem duas opções mais utilizadas: a resina e a porcelana. Ambas possuem resultados estéticos diferentes.
A resina é a escolha mais comum principalmente ao seu custo menor. Contudo, ao que diz respeito à estética, o material não agrada a todos. Isso porque a resina não é resistente aos efeitos do tempo, e, com o passar dos meses e anos, a tendência é que esses dentes fiquem amarelados.
A porcelana é pensada já pelas pessoas que desejam um resultado estético duradouro. O branco do material é inalterado com os efeitos do tempo, mantendo o sorriso belo com o passar dos anos. Contudo, s sua principal desvantagem é o preço. Dependendo da quantidade de dentes a serem substituídos, o orçamento pode ser encarecido em até 100%.